domingo, 31 de março de 2013

Luz - Florença, 2011

Clicar na imagem para a ampliar
.
É sabido que em Florença o que não falta são palácios, solares, mosteiros, conventos, igrejas… Talvez isso explique a falha de memória, que não quero atribuir apenas à minha idade… Em frente ao magnífico Museu Bargello de escultura (Museo Nazionale del Bargello), está uma igreja e um convento, abertos ao público. Ali passei um momento de paz e descanso, depois de ter andado horas a ver as esculturas do Bargello. Na igreja, decorria um culto, o que aumentava o sossego do ambiente. Esta imagem vem dessa pequena pausa. (2011)

2 comentários:

E.G. disse...

Creio que é a Badia Fiorentina, onde está a Virgem e S. Bernardo, do Filippo Lippi.
Nunca consegui lá entrar, está quase sempre fechada. Mas lembro-me de me abrigar da chuva no portal de entrada, num Janeiro gelado, quando ia do Bargello para S. Croce.

António Barreto disse...

Obrigado pela sua sugestão! Obrigou-mne a ser mais minucioso e insistente! Na verdade, acabei por verificar que estive também na Badia Fiorentina, creio ser a mesma de que você fala: onde está sediada a Comunidade (ou Fraternidade) Monástica de Jerusalém. Os claustros são parecidos com este. Mas vários pormenores, incluindo o chão, eliminaram a hipÓtese. Depois de insistência, graças ao seu "desafio", acabei por encontrar: é um claustro modesto ao lado da Capela Brancacci. Essa mesmo, a da Santa Maria del Carmine, a dos frescos do Masaccio e do Masolino!