Para a fotografia de rua, do género que tenho publicado no Jacarandá, uso duas máquinas: uma Ricoh GR2 e uma Fuji X100. Esta última, bonita, prática, manejável, tem um defeito de velocidade de processamento. Mas é fabulosa de definição e de pormenor. Tem os melhores sensores do mercado! A Ricoh, menos precisa e rigorosa que a Fuji, é uma fantástica máquina de guerra e combate! Simples, fácil de manusear, rápida, sempre pronta, luminosa... Para coisas mais sérias e mais medidas, mais lentas, tenho uma Nikon reflex D80 e a velha Leica analógica, uma verdadeira Princesa!
E eu tenho aqui duas curiosidades: uma velhinha ASAHI PENTAX SP 1000 (com rosca 42mm e montes de acessórios que consegui encontrar - teles de 200mm, duplicadores de distância focal, etc) e uma KODAK de fole, que deve estar a fazer 100 anos... Ambas a funcionar, claro. - NOTA: A KODAK é de 6 x 9cm mas, devido às dificuldades de revelação (o ampliador que tenho dá, no máximo, 6x6cm, fiz um écrã (interior, em cartolina)para tirar fotos num estranho formato: o 4x6cm.
4 comentários:
lamentamos in formar mas é uma bicicleta
um peão saiba vossa celência mesmo de brega anda a butes...
António, uma curiosidade: qual é o equipamento que mais usa actualmente para este tipo de fotografia de/na rua?
obrigado
Prezado Ricardo Porto,
Para a fotografia de rua, do género que tenho publicado no Jacarandá, uso duas máquinas: uma Ricoh GR2 e uma Fuji X100. Esta última, bonita, prática, manejável, tem um defeito de velocidade de processamento. Mas é fabulosa de definição e de pormenor. Tem os melhores sensores do mercado! A Ricoh, menos precisa e rigorosa que a Fuji, é uma fantástica máquina de guerra e combate! Simples, fácil de manusear, rápida, sempre pronta, luminosa...
Para coisas mais sérias e mais medidas, mais lentas, tenho uma Nikon reflex D80 e a velha Leica analógica, uma verdadeira Princesa!
E eu tenho aqui duas curiosidades: uma velhinha ASAHI PENTAX SP 1000 (com rosca 42mm e montes de acessórios que consegui encontrar - teles de 200mm, duplicadores de distância focal, etc) e uma KODAK de fole, que deve estar a fazer 100 anos...
Ambas a funcionar, claro.
-
NOTA: A KODAK é de 6 x 9cm mas, devido às dificuldades de revelação (o ampliador que tenho dá, no máximo, 6x6cm, fiz um écrã (interior, em cartolina)para tirar fotos num estranho formato: o 4x6cm.
Enviar um comentário