domingo, 21 de abril de 2013

Apelo

Clicar na imagem para a ampliar
.
Publiquei esta fotografia no Sorumbático e no Jacarandá há dois ou três anos. Dei-lhe então a identidade que julgava verdadeira: Solar no Romeu. Parece que me enganei. Já recebi vários desmentidos e diversas sugestões em substituição. Uma convincente, mas nenhuma definitiva. A mais provável será a de um solar em Barrô, na margem esquerda do Douro, perto de Resende, diante de Barqueiros ou de Porto de Rei… A fotografia terá sido feita a partir da margem direita. 
Na impossibilidade de lá me deslocar de imediato, apelo aos leitores e curiosos: onde fica esta casa? Em que estado se encontra hoje? Ainda em ruínas?

2 comentários:

António Barreto disse...

Prezado Nuno Resende,
Muito obrigado pelos seus esclarecimentos. Ficou finalmente desvendado este pequeno "mistério" (para mim, pelo menos...). Meu irmão Fernando tinha-me aliás advertido da existência de uma história de partilhas, como tantas vezes entre nós, que tinha impedido o restauro e a manutenção da casa. Quando publicar o livro para o qual estou a trabalhar, não deixarei de registar a sua prestável contribuição. Saudações gratas do
António Barreto
PS: Gostaria de comunicar consigo directamente, mas esta é a única via de que disponho.

Carlos Medina Ribeiro disse...

NOTA: Os esclarecimentos de Nuno Resende, aqui referidos, constam no 'post' igual a este afixado no «Sorumbático»