domingo, 3 de julho de 2011

Luz - Secagem de tabaco, Ponta Delgada, 1982

.
Clicar na imagem, para a ampliar
.
Era o único sítio onde se cultivava tabaco. Onde era permitido cultivar tabaco, proibido durante a maior parte do século XX, talvez para proteger as colónias, mas os Açores ficavam de fora. Como com a beterraba, desde o início do século vinte. Algures depois da entrada de Portugal na Comunidade Europeia, fizeram-se experiências de tabaco e beterraba no continente. Sem resultados concludentes.

2 comentários:

Bartolomeu disse...

E lá se mantêm, algumas com uma "arquitectura" sui géneris.
Estive ha 8 meses na ilha e tive oportunidade de ver 2 ou 3 conjuntos destas armações.
Visitei também a fábrica de chá Gorreana, antiquíssima, de 1883, ainda a laborar e autilizar alguma maquinaria do século XIX. A fábrica é um edifício simples implantado no terreno onde à volta se encontram as diversas plantações de chá, uma imágem lindíssima, dado a configuração da plantação em socalcos, enquadrada com o mar. Na fábrica é possível provar os diversos tipos de chá produzidos na fábrica e ainda, adquiri-los.
;)

Laurus nobilis disse...

Durante alguns anos, a cultura da beterraba sacarina teve bastante êxito em Portugal. Só acabou, porque o ministro Jaime Silva decidiu que a fábria de Coruche deveria refinar cana de açucar importada, em vez de beterraba produzida em Portugal. Refinar beterraba em Espanha (era a alternativa na altura) não era economicamente viável.