quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Luz - Carruagem de comboio, Linha do Corgo

.
Clicar na imagem, para a ampliar
.
A linha ia da Régua a Chaves, passando por Vila Real, Vila Pouca de Aguiar, Pedras Salgadas e Vidago. Foi ficando obsoleta. Deixou de ser rentável. Cada vez mais abandonada. Fecharam o troço de Vila Real a Chaves. Nos últimos anos, à espera que feche definitivamente, sobrou apenas este bocado, da Régua a Vila Real. . Que de vez em quando é fechado “para obras”. Um dia, já sabemos, não reabrirá. Como no Vale do Tâmega, no Tua, no Sabor e no Douro (de Pocinho a Barca d’Alva). Nestas linhas de comboio, os interesses de alguns grupos, a estupidez, a incúria, os patos bravos e a “modernidade” dos novos-ricos cometeram crimes sem perdão. (1980)

3 comentários:

Paulo J. Mendes disse...

Tive a sorte de ainda conhecer esta magnífica linha em toda a sua extensão, já na fase de declínio tão bem expressa pela fotografia, pelo que não posso deixar de manifestar o meu total acordo com o que escreveu. Infelizmente, nada se aprendeu e a insanidade continua...

paulo miranda disse...

É sempre um prazer voltar aqui para ver as belas fotografias que aqui mostra. Gosto muito desta. É pena estas linhas fecharem, umas atrás das outras. No ano passado fiz uma caminhada na linha férrea abandonada entre Pocinho e Barca d'Alva e posso dizer que é triste ver aquela paisagem "desértica". Se descobrir o seu endereço mando-lhe o powerpoint que fiz na altura com essas fotografias.

Dario Silva disse...

É pena, é pena; a culpa é dos "portugueses" - julgam que se governam…