quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Luz - Central eléctrica, Didcot, Inglaterra

.
Clicar na imagem, para a ampliar
.
Sempre me impressionaram estas fantásticas chaminés, mais apropriadamente chamadas de “torres de arrefecimento”. Ignorante, pensei durante anos que eram torres de uma central nuclear. Até que reparei melhor nas do Carregado e de outros sítios. E me explicaram que não eram exactamente chaminés... (1988)

3 comentários:

Carlos Medina Ribeiro disse...

De facto, o que se vê a sair delas é apenas vapor-de-água, da água que vai até ali para ser arrefecida pelo ar frio que circula (de baixo para cima, por convecção) nessas torres de betão.

O verdadeiro 'fumo', mais ou menos tóxico, apesar dos filtros (pois são óxidos de enxofre e de azoto), sai pela chaminé mais fina, à direita; mas, como é invisível, passa muitas vezes despercebido...

Carlos Medina Ribeiro disse...

Claro que a esses óxidos há a juntar o malfadado e inevitável CO2 (ou mesmo algum CO, se a combustão não for completa), e algumas cinzas voláteis, que possam escapar aos filtros que as centrais mais modernas têm.

Carlos Medina Ribeiro disse...

NOTA:

O que atrás escrevi foi na suposição de que a central que se vê na imagem seja uma central de queima, nomeadamente de carvão, como parece.