domingo, 16 de outubro de 2016

Sem Emenda - As Minhas Fotografias


Trabalhos na Lisnave da Margueira, Almada – Estes estaleiros já terminaram a sua vida útil. Em 2000, a Lisnave transferiu-se para a Mitrena, em Setúbal, na antiga Setenave. A inauguração destes estaleiros, entre os mais famosos do mundo, ocorrera em 1967. Com o canal do Suez encerrado (por causa da guerra no Próximo Oriente), desenvolveu-se a Rota do Cabo (volta à África, passando pelo Cabo da Boa Esperança). Os super-petroleiros eram cada vez maiores, atingiam facilmente as 400.000 toneladas e a Lisnave da Margueira estava já preparada para um milhão de toneladas. A Lisnave empregava mais de 8.000 trabalhadores, alguns dos mais qualificados do país. A evolução internacional, a concorrência asiática e mesmo europeia, o recomeço da via do Suez e os acidentes ecológicos que levaram a diminuir a dimensão dos petroleiros tiveram efeitos negativos na empresa. Depois, a revolução, a perda de Angola e as nacionalizações agravaram ainda mais a situação do sector e da empresa que era a jóia da nova economia. A Lisnave quase desapareceu. Após anos de enormes dificuldades, deslocou-se para Setúbal, ressuscitou e parece de boa saúde. A Margueira ficou à espera.

DN, 16 de Outubro de 2016

1 comentário:

bea disse...

E é bem triste olhar aquele estaleiro, a ferrugem a tomar conta do que ficou. Origem de canções que não esquecemos, a Lisnave deu emprego a muita gente. E hoje é cadáver.