domingo, 24 de janeiro de 2016

Luz - Comerciante chinês, a almoçar no seu negócio, no Martim Moniz, Lisboa

Clicar na imagem para a ampliar

Foram necessários tão poucos anos para que os comerciantes chineses se instalassem por toda Lisboa, da Lapa ao Martim Moniz, de Belém a Odivelas! E quem diz Lisboa, diz o país inteiro, de Vila Real a Portimão, de Aveiras a Sabrosa. Atrás deles, já chegaram também do Paquistão, da Índia, do Bangladesh e de vários países árabes. Ao contrário de outros povos (Ucranianos, Brasileiros, Africanos, por exemplo), estes Asiáticos preferem o comércio, é aqui que eles são especialistas. Em vinte anos, o comércio de Lisboa e do país mudou. Assim como as ruas, os cheiros, as roupas e as cores. Sem falar, evidentemente, nos preços de tudo e de nada! Por causa dos chineses e dos supermercados, fecharam milhares de comércios portugueses. E abriram milhares dos Asiáticos. Que trabalham doze a dezasseis horas por dia, com toda a família dentro da loja, onde estão abertos aos fins-de-semana e feriados! Ao que parece e consta, uma família de chineses que se queira instalar obtém um crédito das associações de chineses (pelo menos duas importantes, uma em Lisboa, outra no Porto), contra vários compromissos, desde começar a pagar ao fim de um prazo estipulado, até empregar chineses e sobretudo só comprar mercadoria chinesa aos grandes “grossistas” e distribuidores organizados pelo Estados provinciais. Lá que o sistema é eficaz… (2015)

2 comentários:

bea disse...

Que enjoo de tanta loja chinesa. Note-se que até as frequento. Mas não precisavam ser tantas. Depois, é como diz, instalam-se lá dentro para a vida e para a morte, presentes sem intervalo. Esta forma de estar complica-me o sistema nervoso. Pergunto-me onde dormirão e como são as casas onde moram, já que nunca as habitam senão para dormir. Quando é que esta gente curte, namora, vai ao cinema, passeia...parecem-me interditos ao seu quotidiano.

Bom. Mas as lojas têm algumas bugigangas que não encontro noutros lugares sempre a preços acessíveis, cujos já não são o que eram. Na secção de roupas, qualquer H&M, C&A, Zara... estão à altura do preço (em época saldos são mesmo mais baratas), e mais limpas e apetecíveis ao olhar; além de terem maior qualidade.
Há um cheiro nas lojas chinesas que é a versão a retalho do Mcdonald's (para mim, a causa serão as fibras podres que usam em tecidos, lãs e outros artefactos e a falta de higiene)

valerie disse...

Incrível, mas verdadeiro Deus é sempre grande. Depois de várias versões do meu pedido pelo banco, tenho recebido um empréstimo através deste grupo de grupo honesto, global finance. Para obter mais informações, entre em contato com eles por e-mail para o: groupefinancemondial@gmail.com. Eles oferecem empréstimos de 1 000 euros de € 3.000.000 de alguém capaz de pagá-lo com juros a uma taxa baixa de 2% de dúvida não esta mensagem. É uma realidade perfeita. Passe a mensagem aos entes queridos que estão em necessidade.
Que Deus te abençoe.