quinta-feira, 2 de abril de 2009

Luz - Meadows

.
Em Oxford, a dez minutos do centro, há um enorme baldio de 500 hectares. É atravessado por dois braços do Tamisa, que, em Oxford, certamente por snobismo, não se chama Tamisa, mas sim Ísis! Chamam ao baldio “Oxford common” ou “Port Meadows”. Foi dado à cidade há 600 anos, com a condição de não usar aqueles terrenos para construção ou ocupação privada. Gerações atrás de gerações respeitaram o estabelecido. Hoje, é um formidável sítio para passear, correr, namorar, conversar, beber copos e trazer as crianças. Os habitantes de Oxford estão ainda autorizados a trazer os seus animais, sejam os “pets” de casa, sejam as vacas, os cavalos, as ovelhas ou o que for! (1995).

8 comentários:

Paulo J. Mendes disse...

Entre nós, já lhe teria calhado em sorte um "risote" e respectivo campo de golfe... A balda em vez do baldio.

Isabel Ribeiro disse...

Quando no meio do casario das nossas cidades ainda vejo pequenos locais escondidos que poderiam ser um oásis no deserto "da cidade cimento" meu Ser ainda vibra de esperança. Vejo melros cantar no meio da vegetação bravia que teima em ali preservar esse lugar escondido, que foi em tempos um quintal. Dia virá em que não deixaremos tudo perder e aqui e ali se abrirão espaços, onde as crianças corram sem perigos e possamos passear em solo ainda virgem que escapou à ocupação da cidade de cimento.

Clara Sá Carneiro disse...

Muito bem! Então porque é que você não vai para lá viver e nos deixa sossegados aqui em Portugal, onde não precisamos de você para nada? Era um favor que fazia a si próprio e a nós...

Fernando Antolin disse...

A Clara Sá Carneiro não ilustra a educação que certamente recebeu.Pena.

Isabel Ribeiro disse...

A vida de Portugal não melhora com comentário como o seu, Clara Sá Carneiro. Destrutivo, com pouco respeito pela opinião do outro, sem sensibilidade, não sabendo aproveitar uma pequena luz de esperança que aparece no dizer deste ou aquele que tem mais conhecimentos que eu, que você. Porque aqui não há critica, há o partilhar de uma experiência boa dum País ao lado. Assim lida por muitos, ajuda a que a esperança se mantenha viva, e dias melhores, lúcidos e sem tanta mediocridade, ganância... Seu comentário me fez sofrer, cansada de ouvir tanta verborreia, Clara Sá Carneiro, porque quem vive sossegado na situação actual não sabe o que é viver. Diria nunca viveu realmente. Pessoas como sua mentalidade afundam Portugal, uma pequena parte do Planeta Terra, nosso habita que se vai deteriorando porque não fazem nem deixam fazer. Quem ama sua Terra ajuda a melhorar do modo que sabe ou pode. Tudo que seja para ajudar é bem vindo. Todos podemos e devemos dar.

Um bife mal passado disse...

I have very happy memories of walking through Port Meadow in many different moods, happy and sad. In truth, there are many excellent places through which to wander in Portugal; especially by water.

António Barreto disse...

Dear Bife Mal Passado,
Thanks for your visit. I'm glad to share with you some good memories of Port Meadows. This is an unforgetable place, even for someone from Cambridge!

dorean paxorales disse...

Para disfrute de ingleses (porque são a maioria dos turistas) e a anos-luz da civilização dos commons: o crime ecológico da Lagoa dos Salgados.

http://verdade-ou-consequencia.blogspot.com/2009/05/nos-europeus.html

(não é para fazer publicidade ao blogue mas porque foi-me mais fácil encontrar a ligação)