segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Aniversário do 'Sorumbático'

.
COMPLETA HOJE quatro anos de vida este simpático blogue! Ao seu Mestre, Carlos Medina Ribeiro, um abraço sincero de parabéns e votos de longa vida!
.
Como se diz agora, mas nem sempre se faz, tenho de declarar interesses. Com efeito, o Sorumbático acolheu-me nas suas páginas e todas as semanas as minhas crónicas do Público são lá publicadas. Mais: por iniciativa do Medina Ribeiro, outros textos (ou mais antigos ou resultado de intervenções e conferências) são também lá publicadas. Não contente com isso, as minhas fotografias, reunidas sob o título de LUZ, são, por iniciativa do Medina Ribeiro, semanalmente editadas. Finalmente, foi ele que imaginou este projecto de manter, em paralelo, um segundo blogue, o Jacarandá, no qual reúno toda a minha colaboração e que serve subsidiariamente para "aliviar" o Sorumbático de textos excessivamente longos. Como nada sabia de blogues e ainda sou hoje razoavelmente incapaz, tem sido ele que me organiza este blogue. Por tudo isso, estou-lhe grato.
.
Mas as razões para felicitar o Sorumbático não terminam aqui, nestes interesses egoístas. Na verdade, tenho honra em colaborar com ele e com todos os restantes cronistas. No conjunto, é uma equipa diversificada, plural e interessante. Tem pontos de vista críticos e independentes, inclui humor, novidades e recebe frequentemente visitantes interessados e interessantes. Apesar de não conhecer muitos blogues (visitei, ao todo, talvez três ou quatro dezenas), sublinho também a boa educação deste blogue e dos seus colaboradores. Parece banal, mas não é. Já vi blogues detestáveis onde a grosseria transborda e onde, sob a capa do anonimato, se dizem e publicam horrores.
.
Longa vida ao SORUMBÁTICO!

9 comentários:

Carlos Medina Ribeiro disse...

Obrigado pelas suas simpáticas palavras!

Um GRANDE ABRAÇO!

CMR

pedro oliveira disse...

Os meus parabéns para o Sorumbático... um bocadinho mas, ainda, a tempo.
Longa vida aos dois ao Sorumbático a ao «blog» da árvore cujas flores são de cor suave e serena.

pedro oliveira disse...

«um bocadinho mas, ainda, a tempo»

um bocadinho ATRASADO mas, ainda, a tempo... assim é que está bem.

Nuno Castelo-Branco disse...

... e atrás do anonimato, por vezes escondem-se nomes razoavelmente conhecidos. É a boa tradição deixada pela inquisição, pide, pcp, etc...

José Fernando Magalhães disse...

Bom dia,

Fui ver o "Sorumbático" e gostei, claro.
Tal como a este seu, que visito com alguma regularidade, vou coloca-lo nos meus blogues favoritos.

Melhores cumprimentos

José Magalhães

Anónimo disse...

Felicito os Drs. Medina Carreira e António Barrete por este blog.
O pensamento progressista independente tem poucos protagonistas e é para mim um gosto ler textos bem escritos e solidamente fundamentados, traduzindo o pensamento de uma faixa crescente de portugueses que não se revêem nas opções que esta decadente República oferece.
FBC

Carlos Medina Ribeiro disse...

Caro Francisco B Costa

Muito obrigado pelas suas palavras, simpáticas e encorajadoras.

Abraço

CMR

______

NOTA: não sou Dr. (apenas eng.º) nem Carreira (sou Ribeiro). E o autor do 'post é Barreto e não Barrete.

Anónimo disse...

Peço desculpa pela inexactidão das minhas palavras ao engº Medina Ribeiro e ao Dr. António Barreto.
Fica a intenção: felicitá-los a ambos por dizerem bem aquilo que muitos outros vão nebulosamente pensando.
FBC

joshua disse...

O Sorumbático é um projecto que eu sempre acarinhei, escrevo-o sincero e com a minha bebé de dois meses por testemunha, ela, que me obriga a escrever tantas vezes só com uma das mão..

Quanto ao anonimato, António, e aos disparates e horrores sob ele escritos, dada a inexperiência confessa por si, há que dizer com alguma experiência de lhe sofrer as agressões e insultos gratuitos e de eu mesmo por vezes incorrer em hipérboles mais livres e mais fortes, tão livres e tão fortes como um Boccaccio, tão livres e tão fortes como um Μωρίας Εγκώμιον de Erasmo, tudo isso vai com a Espécie Blogue, mas não é o pior dela.

O pior da Espécie Blogue é outra coisa: a tibieza e o trabalho a soldo para, sob a capa do prestígio averbado por alguém, defender o indefensável, branquear o inbranqueável, desculpar o indesculpável, contribuir, enfim, para o alastrar, viscosidade de um óleo indelével, de uma inconsciência cívica perigosa para um país, uma comunidade.

Sim, o pior da Bloga é quando ela vende a consciência e se prostitui aos mais variados interesses espúrios, à lei do mais forte, à força dos Fortes na força, mas jamais na Razão.

Na verdade o blogue é o futuro da construção e reconstrução de conteúdos, de diálogo aberto com as obras e com a realidade, e se o blogue não substituirá a galáxia dos seus livros na sua corporalidade ressurecta, viva e palpável, possivelmente se transformará em acesso complementar, imediato e pleno às informações mais controversas e enterradas na sua biblioteca e que levariam dias a desenterrar, mas que se tornam acessíveis imediatamente com algum treino de pesquisa.

Parabéns ao Sorumbático.