domingo, 29 de janeiro de 2012

Luz - Genebra, 1971

.
Clicar na imagem, para a ampliar
.
Senhora elegante a passear numa das ruas da Baixa. Num dos letreiros, a indicação da Casa Davidoff, uma das mais famosas marcas de charutos e cigarros. O gerente e proprietário era o senhor Zino Davidoff, que conheci nos anos sessenta. Era um russo emigrado, muito simpático, grande especialista de charutos, sobretudo de “cubanos”. Acolhedor, recebia quem por lá passava de vez em quando e ensinava os ignorantes na matéria, como eu, a apreciar os seus charutos. Durante muitos anos, depois da revolução cubana, Zino continuava a produzir em Cuba os seus charutos e a aconselhar o governo a explorar o melhor possível os seus recursos e a aproveitar a extraordinária experiência cubana. Depois de uma fase muito má e desorganizada, logo a seguir à revolução, os “puros” cubanos recomeçaram uma vida de glória e prestígio. Ao que constava, Zino Davidoff teria sido um dos principais responsáveis por esse renascimento. Sei que, um dia, zangaram-se e Zino foi continuar a fazer os seus charutos para outros países, nomeadamente a República Dominicana.

1 comentário:

Marta Marques disse...

Bom dia, Dr. António Barreto.
O meu nome é Marta Marques, sou uma estudante de Braga, frequento o 12º ano, no curso de Ciências Socioeconómicas, na Escola Sá de Miranda, em Braga e gostaria imenso de lhe fazer uma proposta.
Uma das minhas disciplinas é Sociologia, a sua área, e a professora da minha turma (composta por alunos do meu curso e do curso de Línguas e Humanidades) pediu-nos que, no âmbito de um projeto de final de ano, organizássemos uma palestra (sobre um tema que ainda não está definido, mas que brevemente iremos escolher). A professora propôs ainda que o convidássemos a participar nesta atividade, para que lhe pudéssemos colocar questões sobre esse tema a decidir, de modo a conhecermos a opinião e o ponto de vista de um estimado e experiente sociólogo português.
A palestra realizar-se-á ou no mês de Maio ou de Junho, na nossa escola.
Peço desde já desculpa pela falta de informação concreta, dado que, por este se tratar de um período escolar muito preenchido, ainda não tivemos muito tempo para começar a organizar todas as nossas ideias, porém, devemos iniciar trabalhos, efetivamente, em breve.
Gostaria, então, de saber se está interessado em vir à nossa escola e debater connosco, num ambiente que, por experiências semelhantes anteriores, sabemos bastante agradável.
Assim, se tiver apreciado a ideia, pode enviar-me um e-mail para o endereço amdsm0412@gmail.com.
Aguardarei a sua resposta.
Atenciosamente, Marta Marques.