Muito interessante esta fotografia. O local está muito alterado, tendo sido aqui construída em 2009 a nova entrada para o Terminal de Contentores de Alcântara. O edifício cujo canto aparece no lado direito da imagem ainda existe, mas muito alterado e com demolição programada. Em 1974 era propriedade da CNN - Companhia Nacional de Navegação, herdado da Sociedade Geral cuja frota e património haviam sido integrados a 1 de Janeiro de 1972 na Nacional. Alberga agora o IPTM. Por detrás dos contentores vêm-se os mastros amarelos do navio de carga PONTA DE S. LOURENÇO, da CTM - Companhia Portuguesa de Transportes Marítimos, que fazia a carreira semanal Lisboa - Funchal. O outro navio, de chaminé laranja, é um cargueiro japonês da companhia Mitsui O.S.K. Line que fazia a carreira Extremo Oriente - Europa e está atracado no cais norte da doca de Alcântara, que então funcionava principalmente como entreposto, isto é um cais fechado onde descarregavam habitualmente os navios de carga chegados do Ultramar, que substituiu nos anos quarenta o anterior entreposto colonial, no Jardim do Tabaco.
4 comentários:
como são diferentes, os guindastes de hoje !
Parabéns, parabéns, parabéns pela Pordata!
Muito interessante esta fotografia. O local está muito alterado, tendo sido aqui construída em 2009 a nova entrada para o Terminal de Contentores de Alcântara. O edifício cujo canto aparece no lado direito da imagem ainda existe, mas muito alterado e com demolição programada. Em 1974 era propriedade da CNN - Companhia Nacional de Navegação, herdado da Sociedade Geral cuja frota e património haviam sido integrados a 1 de Janeiro de 1972 na Nacional. Alberga agora o IPTM.
Por detrás dos contentores vêm-se os mastros amarelos do navio de carga PONTA DE S. LOURENÇO, da CTM - Companhia Portuguesa de Transportes Marítimos, que fazia a carreira semanal Lisboa - Funchal.
O outro navio, de chaminé laranja, é um cargueiro japonês da companhia Mitsui O.S.K. Line que fazia a carreira Extremo Oriente - Europa e está atracado no cais norte da doca de Alcântara, que então funcionava principalmente como entreposto, isto é um cais fechado onde descarregavam habitualmente os navios de carga chegados do Ultramar, que substituiu nos anos quarenta o anterior entreposto colonial, no Jardim do Tabaco.
Sabe a data e o autor da imagem?
Luís Miguel Correia
BLOG DOS NAVIOS E DO MAR
... e já os contentores.
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