tag:blogger.com,1999:blog-267863663911790384.post8753517637739744837..comments2024-03-17T12:48:45.181+00:00Comments on Jacarandá: Luz - Peregrinos, FátimaAntónio Barretohttp://www.blogger.com/profile/18382026217475604915noreply@blogger.comBlogger9125tag:blogger.com,1999:blog-267863663911790384.post-71579156621193117552010-05-12T20:00:29.756+01:002010-05-12T20:00:29.756+01:00Um ano depois deste artigo ter sido escrito, que e...Um ano depois deste artigo ter sido escrito, que encontrei quando quis escrever sobre o tema e vim à procura de outras opiniões, aqui fica o meu contributo para a discussão, que continua a fazer sentido,todos os anos...:)<br /> <br />http://thewhitesponge.blogspot.com/2010/05/peregrinacoes.html#commentsLuísahttps://www.blogger.com/profile/13331388021572674348noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-267863663911790384.post-56015432905089567202009-07-06T10:11:33.747+01:002009-07-06T10:11:33.747+01:00A conversa sobre Fátima desemboca quase sempre em ...A conversa sobre Fátima desemboca quase sempre em dois pontos sacramentais: 1º) Que ali há chorudo negócio 2º) Que não vale a pena penarmos com tanta mortificação ou auto-flagelação de inculta lusíada gente... Sobre esta faceta, a anedota do saudoso Tóssan é elucidativa: menina que com cera e cera de ouvido faz velinha e se arrasta a quem Senhora Branca da Luz do Céu diz com voz coração: Sê apenas boazinha! Melhores fôramos nós se nos contentássemos com luz e ar que da fatímida Cova de Iria jorra até TODA A TERRA DE SANTA MARIA!!!www.angeloochoa.nethttps://www.blogger.com/profile/07250787558568877255noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-267863663911790384.post-34741342041555505172009-06-28T15:48:09.042+01:002009-06-28T15:48:09.042+01:00Todas as religiões têm, nos seus rituais, oferenda...Todas as religiões têm, nos seus rituais, oferendas aos deuses (ou, em casos mais específicos, aos santos).<br /><br />Trata-se de uma tentativa de negócio compreensível: «Faz-me este favor que, em troca, eu ofereco-te isto ou aquilo».<br /><br />Pede-se que a equipa de futebol ganhe (ou que o filho passe no exame) em troca de uma vela ou de outra coisa qualquer.<br />Se a pessoa acredita nisso e se sente feliz... pouco haverá a opor.<br /><br />O problema só se coloca quando o crente oferece, como pagamento, SOFRIMENTO e DOR.<br />E isso faz pensar...<br /><br />Além disso, recordo-me de que, em tempos não muito recuados, o Vaticano (nos tempos de João XXIII?) se manifestou contra essa forma de "pagamento" - e com razão, pois pressupõe a existência de uma divindade que se compraz - já não com uma oferenda inocente - mas sim com padecimentos, valorizando-os tanto mais quanto mais cruéis forem.Carlos Medina Ribeirohttps://www.blogger.com/profile/06852063579925203749noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-267863663911790384.post-65024058194678243212009-06-28T14:42:01.157+01:002009-06-28T14:42:01.157+01:00O mais interessante do post é, parece-me, o facto ...O mais interessante do post é, parece-me, o facto de identificar a dificuldade que temos em lidar com o "excesso" destes rituais. Dificuldade de quem está de fora da tradição religiosa e eclesial dos ditos peregrino e mesmo de quem está dentro.<br />Se calhar porque a nossa cultura não lida bem com o excesso; quem ritualiza assim, de forma excessiva, afirma o absoluto (de Deus, da sua necessidade ou do seu sofrimento). O que entra em contradição com uma visão ateia ou agnóstica da realidade. Mas que também entra em contradição com uma visão cristã da realidade (no cristianismo, o ritual não pode ser um absoluto que contrarie a "revelação").<br />"Pedir" aos sacerdotes (nota: sou sacerdote católico) que ponham "travão" a este tipo de coisas, ignora alguns elementos importantes. O processo que leva a estas ritualidade nasce muito da história pessoal e do microcosmos social e cultural em que a pessoa vive-elabora a sua vida; não é facilmente enquadrável nas estruturas eclesiais existentes.Uma atitude pastoral mais forte (fazendo ver a contradição entre um ritual sacralizador da dor e uma teologia cristã centrada na força e valor da vida) é, em muitos casos, inútil e ineficaz. As pessoas até podem perceber a razoabilidade (racionalidade?) das críticas feitas; mas isso não é o mesmo que encontrar alternativas "eficientes" para gerir (ritualizar) a dor e a necessidade subjacenteruisdbhttps://www.blogger.com/profile/08769384291470554088noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-267863663911790384.post-33254181607095148722009-06-26T23:24:58.832+01:002009-06-26T23:24:58.832+01:00Respeito, mas tenho dificuldade em compreender.Respeito, mas tenho dificuldade em compreender.Kruzes Kanhotohttps://www.blogger.com/profile/00054291668591935796noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-267863663911790384.post-29453832449374728692009-06-26T20:52:39.712+01:002009-06-26T20:52:39.712+01:00As promessas e respectivos pagamentos sempre exist...As promessas e respectivos pagamentos sempre existiram, são rituais de auto-motivação, de auto-submissão, de auto-comiseração. Noutros casos são exorcismos da loucura.Manolo Herediahttps://www.blogger.com/profile/17259783308782566054noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-267863663911790384.post-6442797443795464522009-06-26T00:21:20.971+01:002009-06-26T00:21:20.971+01:00Nunca estive em Fátima nas épocas em que os peregr...Nunca estive em Fátima nas épocas em que os peregrinos visitam o local. As imagens que recordo são as que vi na televisão e, de um modo geral, concordo que os sacrifícios (aqui ou em qualquer outra cerimónia religiosa), por vezes, ultrapassam o aceitável. No entanto essa é a nossa visão global do fenómeno. Mais difícil será intervir na relação que cada fiel tem com Deus ou com o que consideram ser as suas manifestações.<br />A propósito queria referir uma impressão que vai em sentido contrário e que mostra alterações no modo como se vive, pelo menos, a aproximação ao santuário: este ano percorri parte da Estrada Nacional 1, entre Lisboa-Coimbra-Lisboa, no dia 10 de Maio, e cruzei-me com muitos peregrinos. Apesar do dia estar chuvoso,lembro-me de ter pensado que, hoje em dia, a peregrinação está muito mais facilitada. Vários factores contribuem para tal: nas estradas, existem corredores específicos para a circulação desses peregrinos se poder fazer com mais segurança; circulam, pelas bermas, uma infindável quantidade de "carros de apoio" que transportam a bagagem de cada um e vão dando apoio, quer fornecendo água, quer prestando cuidados de enfermagem; os telemóveis e os aparelhos de música vão fazendo companhia. Além disso, para alguns, como testemunhei,a paragem para as refeições são momentos intensos de convívio (nos quais se come e bebe bem). Sei que, para muitos peregrinos, esta é, de facto, uma ocasião de festa, no sentido de ruptura com o quotidiano.<br />Obviamente, tal não invalida que, para outros, estes sejam momentos para se pôr à prova a resistência à dor e ao desconforto, pelo que imagens como esta se repetirão, mesmo que os sacerdotes, (e eu acredito que muitos o façam) tentem explicar os limites a que se referia no comentário à foto.analimahttps://www.blogger.com/profile/01963057062563600339noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-267863663911790384.post-57647096483449594012009-06-25T21:03:41.691+01:002009-06-25T21:03:41.691+01:00A referida «Carta a Guerra Junqueiro» pode também ...A referida «Carta a Guerra Junqueiro» pode também ser lida [<a href="http://sorumbatico-longos.blogspot.com/2009/01/guerra-junqueiro.html" rel="nofollow">aqui</a>].Carlos Medina Ribeirohttps://www.blogger.com/profile/06852063579925203749noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-267863663911790384.post-40305461374497926432009-06-25T11:42:14.252+01:002009-06-25T11:42:14.252+01:00Até que ponto é que os rituais são importantes em ...Até que ponto é que os rituais são importantes em religião? <br /><br />Ou melhor: até que ponto é que, em certas religiões, o ritual é, precisamente, o mais importante?<br /><br />Vejamos o que, acerca desse assunto, dizia Eça de Queiroz, pela boca de Fradique Mendes (numa "carta" a Guerra Junqueiro).<br /><br />Dada a sua extensão, o texto foi dividido em 5 partes:<br /><br />[<a href="http://sorumbatico.blogspot.com/2007/03/ea-e-bento-xvi-i.html" rel="nofollow">1</a>],<br /><br />[<a href="http://sorumbatico.blogspot.com/2007/03/ea-e-bento-xvi-ii.html" rel="nofollow">2</a>], <br /><br />[<a href="http://sorumbatico.blogspot.com/2007/03/ea-e-bento-xvi-iii.html" rel="nofollow">3</a>], <br /><br />[<a href="http://sorumbatico.blogspot.com/2007/03/ea-e-bento-xvi-iv.html" rel="nofollow">4</a>] e <br /><br />[<a href="http://sorumbatico.blogspot.com/2007/03/ea-e-bento-xvi-v.html" rel="nofollow">5</a>]Carlos Medina Ribeirohttps://www.blogger.com/profile/06852063579925203749noreply@blogger.com